terça-feira, 31 de maio de 2011

Manoel Francisco e a arte de ser múltiplo

Com proporções para o balé clássico, Manoel Francisco foi "descoberto" por professores em Curitiba. Apaixonou-se pela dança, dedicou-se como profissional desde muito cedo. Viveu e vive da dança, ou melhor, da arte. Hoje ele é o primeiro e único artista dirigido por Nana Caymmi no show Toma um trago e lava o coração e é professor de clássico no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Quer conhecê-lo melhor? Veja a matéria na Revista de Dança.

Manoel Francisco no camarim. Foto: acervo do artista

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O musical entre nós


Kika Sampaio fez história na dança no Brasil com persistência. É diretora e professora da Kika Tap Center e também coreógrafa. Desde 1988, atua em musicais. Tem uma bela história para contar que você pode ler na Revista de Dança.

Kika Sampaio | Foto: acervo da artista

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Crítica American Ballet Theatre

De Nova York, Marcela Benvegnu analisa a apresentação de Dom Quixote, na versão do American Ballet Theatre, com a argentina Paloma Herrera e o cubano José Manuel Carreño nos papéis de Kitri e Basilio. Ela também observa que o elenco não acompanha a beleza dos solistas. Uma noite de gala, acompanhada pela Revista de Dança.
Paloma Herrera em Dom Quixote | Foto: Mira © Copyright 2010 Ballet Theatre Foundation

Alegria da dança

Carolina Amares, atualmente bailarina do Grupo Corpo, responde lindamente a uma pergunta sobre alegria de dançar. Na Revista de Dança.

sábado, 14 de maio de 2011

Comentários sobre Paraíso Perdido

Esta semana, na Revista de Dança, comentários sobre a primeira coreografia do ano do Balé da Cidade de São Paulo, Paraíso Perdido, do grego Andonis Foniadakis. No link, você pode ver a crítica completa.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Olhar a dança

Os fotógrafos de dança nos concedem a beleza da dança em instantes que, muitas vezes, os olhos deixam escapar. João Caldas, um dos grandes nomes da fotografia de dança no Brasil, conta na matéria para a Revista de Dança sobre olhar a dança através das lentes, seus desafios e histórias com a dança. Vale a pena.

Cena de Clara Crocodilo,
um dos marcos na carreira do fotógrafo

terça-feira, 10 de maio de 2011

A dança em 3D

Na Revista de Dança, Marcela Benvegnu narra sua experiência de ver Giselle (1841), de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854), com música de Adolphe Adam (1803-1856) e libreto de Théophile Gautier (1811-1872), em 3D no cinema, com os bailarinos do Companhia do Teatro Mariinsky, tendo como solistas Natalia Osipova e Leonid Sarafanov e direção artística de Valery Gergiev.
Natalia Osipova | Divulgação