segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Presente na dança


Há algum tempo tento postar alguma coisa sobre a série de programas Figuras da Dança, projeto nascido da São Paulo Companhia de Dança em parceria com a Fundação Padre Anchieta. Só agora consegui driblar o tempo e o cansaço. Vamos lá.
Memória da arte é coisa séria e os cinco programas iniciais, já transmitidos pela TV Cultura - Ivonice Satie (1950-2008), Ady Addor, 73 anos, Marilena Ansaldi, 74, Penha de Souza, 73 e Ismael Guiser (1927-2008) -, trazem o vigor do pensamento e da atividade artística de cada um deles, com diferentes intensidades. Mas não era apenas sobre os programas que queria falar.
No dia do lançamento, em um café-da-manhã na sede da companhia, na Oficina Oswald de Andrade, houve um encontro generoso entre passado e presente. Nos corredores, uma mistura de pessoas envolvidas com a dança de todas as idades, de diversas áreas, de vários lugares. No mesmo ambiente, na sala de ensaio, a companhia se preparava para o Programa 2, em cartaz em algumas cidades brasileiras, com ensaios das coreografias Les Noces (1923), de Bronislava Nijinska (1891-1972), Serenade (1945), de George Balanchine (1904-1983), e Entreatos (2008), de Paulo Caldas.
Havia nesse encontro uma mistura muito interessante, as pessoas se sentiam parte da companhia, envolvidas com a feitura de um momento determinante da dança paulistana. Antigos bailarinos, professores de dança, ensaiadores assistiam aos ensaios e ajudavam com observações sobre a coreografia. Uma idéia de companhia pública aberta, disposta a ouvir, sem perder sua proposta.

Um comentário:

Isabele Ribeiro disse...

Parabéns pelo blog, um dos poucos que falam sobre Ballet, infelizmente... Já está add nos meus links ;)
[www.desde1991.blogspot.com]
Beijos, Isabele.