quarta-feira, 9 de abril de 2008

Ivonice Satie e um depoimento público




Ontem, Ivonice Satie iniciou a série Figuras da Dança, uma parceria entre a Fundação Padre Anchieta e a São Paulo Cia da Dança. As gravações devem se transformar em futuros programas na TV Cultura.




Entre perguntas e colocações feitas por Inês Bogéa, Ivonice foi recuperando sua memória profissional que, em grande parte, também se funde e se confunde com a memória da dança paulista. Ela é boa de conversa, boa entrevistada, as respostas fluem com naturalidade.




Com mais de 40 anos de carreira e com passagens pelo Balé da Cidade de São Paulo, pela Cia de Diadema, pelo Ballet du Grand Theatre de Genève, o que fica de sua conversa e depoimento é a vivacidade do passado, uma história que desponta em ligações com o presente. Seu depoimento lança luz sobre um período essencial para o fortalecimento da dança na cidade, a década de 1970.




Em outro momento, revela sua atuação como diretora do Balé da Cidade de São Paulo, a aproximação com a cidade de Diadema, que resultou em um projeto amplo de divulgação e valorização da dança naquela cidade, principalmente com a formação da Cia de Diadema. Uma personalidade ágil e persistente, com um gosto por desafios, um modo de tratar o tempo e o corpo que deixaram marcas em bailarinos espalhados pelo mundo. Um figura da arte.






Nenhum comentário: